Assessement Center com tradução literal poderia se resumir num Centro de Avaliações, entretanto é muito mais do que isso!

Baseia-se num conjunto de recursos (técnicas, exercícios e instrumentos) para avaliação de potencial e desempenho, seja em seleções ou em programas de desenvolvimento e até mesmo para auto conhecimento, identificação de talentos, entre tantas outras funcionalidades.

Head UP! - Unique Performance em Recursos Humanos - O que é Assessment Center

Com o crescente número de metodologias para avaliação, seleção e desenvolvimento de profissionais torna-se extremamente importante fornecer ferramentas que atendam às expectativas de nossos clientes, baseadas em altos conceitos de validação e que garantam a fidedignidade entre o que se espera e o que é possível se conseguir com cada profissional. Tudo isso alinhado ao avanço das tecnologias. Para isso contamos com instrumentos que permitem acesso rápido e on-line aos questionários dos assessments e geração de relatórios praticamente imediata, assegurando a veracidade das respostas frente ao cenário atual vivenciado pela pessoa.

Para utilização dos instrumentos sempre levamos em consideração os objetivos estratégicos da organização, sua cultura, sua história e o que ela pretende alcançar ou alterar por meio desse trabalho.

Por ser um conjunto de instrumentos que medem diferentes fatores comportamentais e motivacionais (Saiba mais em Tipos de Relatório) e por não precisar de identificação de sexo, idade ou qualquer outra classificação, os instrumentos estão livres de influências por preconceitos ou relações de interesse.

Destaca-se a importância de se utilizar num Assessment Center, metodologias que se complementem, tais como jogos de empresa, dinâmica de grupo, entrevistas por competências, indicadores de desempenho, avaliações de feedback 360, apresentações orais, simulações práticas e referências (ou outras que sejam importantes para o objetivo da organização). Portanto, a contratação,  promoção ou qualquer outra decisão a respeito de uma pessoa nunca pode ser baseada em um único modelo de instrumento.

“Sou capaz de controlar apenas aquilo de que tenho consciência. Aquilo sobre o que não estou consciente me controla. TORNAR-ME CONSCIENTE me dá poder”.

John Whitmore, Coaching for Performance